Código Mor
O padrão de estudo dos espíritas é cada vez mais abrangente, os livros espíritas estão por toda parte levando conhecimento para aqueles que têm a intensão de buscar esclarecimentos.
Todavia, parece-nos lugar comum o fato de que o desejo de manter o corpo em estado de beleza pura não é tão persistente em relação à aquisição de conhecimento a nível intelectual.
Temos os que cultuam a beleza física e se instruem em relação ao modismo. Aqui incluo não só os adeptos do espiritismo, mas também os que se atêm em busca de conhecimento para o seu aprimoramento pessoal e interpessoal, buscam o autoconhecimento para, assim, se colocarem de modo saudável perante si e os que com ele convivem.
O modo saudável de ser é condizente com a aquiescência da exata relação que a pessoa tem com o Universo.
Digo Universo, porque para que uma pessoa se coadune com a atual evolução e emancipação dos adventos que estão acontecendo no mundo, nos chamando para uma vida integrada com as Esferas de Luz, traz abrangência, inclusive, para a relação do homem com a Natureza e com tudo o que o cerca. Pressupõe-se que o mínimo necessário para essa expansão sensorial seja o respeito que deve preponderar entre as pessoas, e das pessoas com a Natureza.
Qualquer busca de expansão espiritual passa pelo autoconhecimento. É impossível uma pessoa querer perceber o grau de diversidade do homem no mundo sem que, para tanto, perceba a sua relação com o outro. Até porque, vemos o outro através do olhar que está impregnando o nosso coração e o nosso intelecto. Se tivermos uma mente sã, nossa visão será mais proveitosa, de modo que, poderemos perceber anomalias e tentar ajudar aqueles que estão vivendo com os olhos tampados.
A predisposição para o vislumbre de caminhos que nos leve a Bem-Aventurança é fator “sine qua non” para que nos desloquemos em direção às Esferas de teor de União Fraterna Universal.
Cabe a cada um fazer uma autocrítica, de preferência de modo solitário, para que haja uma perfeita introspecção, que irá detonar processos de “transformação pessoal” sem injunções externas.
O fator psicológico é presente em qualquer situação, sem o nosso autoconhecimento estaremos vendo o mundo e as pessoas que nele habitam com o olhar contaminado por razões e atitudes que irão camuflar os nossos conceitos e apreciações.
O processo de autoconhecimento é simples, mas requer determinação e persistência.
Não se faz necessária elucubração em alto nível intelectual ou social. O que é importante no momento passa pela introspecção e pelo firme propósito de assumir o seu estado emocional atual, para que, com sensatez, possamos exercer as corrigendas necessárias ao bom proceder.
Abraços do amigo, D. D. Home.
Espírito: Daniel Dunglas Home
Médium: Cenira Pereira, em 05-08-2019
katia de pinho nunes
21 de agosto de 2019 at 1:32 pmOs textos de Daniel Dunglas Home acalmam nossa alma e nosso coração!!
cenira
21 de agosto de 2019 at 1:35 pmKátia, realmente Daniel é um espírito que traz paz e harmonia.
Se coloca como um grande amigo.
Obrigada pelo contato.