Juventude
Nossos artigos são ditados e nos é intenção fazê-los de modo que sejam recebidos por todo aquele que deseje conectar-se com o sublime que há em seu coração.
Também é-nos lugar de atenção ditar temas que possam de alguma maneira intencionar a abertura da percepção para ações e atitudes de vislumbre em coerência com o bom viver.
De certo modo nossos artigos têm bastante abrangência em termos de leitura simples e coloquial, condizente com o cotidiano que é atualmente em voga na Terra.
Todavia, hoje gostaria de através deste artigo chegar mais próximo dos jovens, daqueles que estão em plena exuberância perante a probabilidade do futuro.
A juventude traz em si beleza, exuberância, força, tenacidade, enfim… A juventude é a esperança em sua plenitude.
Gostamos de ter contato próximo com jovens. Há uma troca muito grande em termos de sintonia quando o púbere tem bagagem de outras vidas e consegue colocar-se em acordo com o momento que vive.
Assim vos digo que há entre os jovens espíritos maduros que trazem experiências para si e que essa experiência pode ser disseminada entre os grupos onde tramita.
Temos jovens que, embora não seja do seu conhecimento, agregam em seu convívio espíritos que não conseguem discernir o que é certo e o que é errado, ainda que os grupos tenham idades próximas há em muitos casos aquele que se sobressai pela maturidade e discernimento em relação a questões sociais, pessoais e interpessoais, servindo como orientadores e até mesmo liderando o grupo.
Todavia, contamos com jovens que são abruptos e que não têm noção e nem percepção do momento que estão vivendo, não percebem que as suas ações e as suas atitudes trarão consequências para si e para os que dele se acercam. Desse modo são inconsequentes, agem de maneira intempestiva. Esses que assim se comportam também podem ter liderança sobre grupos, nesse caso irão fazer com que os que o seguirem tenham igualmente suas vidas em diretrizes que podem ser bastante desastrosas em termos de vivência e de viver a juventude, que é a iniciação para a vida adulta.
O que gostaríamos de deixar como alerta é o fato de que embora a juventude não tenha as responsabilidades da vida adulta, nesse momento de vida já há o despertar de tendências que podem ser positivas ou negativas. O que nos cabe é perceber o modo como o jovem se posiciona em seu cotidiano, porque certamente esse é o momento para que haja a interferência dos adultos, que carinhosamente e respeitando o modo de ser de cada pessoa, cabe orientação, cabe diálogo para uma interação sadia e próspera.
Nos grupos jovens há espíritos encarnados com alto grau de maturidade. Da mesma maneira há também espíritos rudes que estão em processo de expiação.
Toda essa diversidade faz dos grupos jovens verdadeiras aglomerações de grande potencial de aprendizado. É aí que se cunham possibilidades de ter-se uma vida adulta condizente com princípios de honestidade, de respeito ao próximo, princípios de valorar o amigo e a família, independentemente de classe social, cultural ou religiosa. Os grupos jovens são a continuação do processo evolutivo que vivemos no momento.
Há que se ter atenção aos grupos púberes e impúberes, pois está aí a possibilidade de mostrarmos-lhes o que há de bom e puro para ser vivido e vivenciado. Podemos orientá-los afetuosamente, todavia sem jamais impor regras ou preceitos, até porque se são jovens terão as suas próprias regras e preceitos condizentes com a atualidade do mundo em que vivem.
Assim é salutar, é dinâmico e de grande riqueza de aprendizado o contato e o convívio com grupos jovens. A troca de experiências entre a maturidade e a juventude traz progresso e expansão sensorial.
Abraços do amigo, D. D. Home.
Espírito: Daniel Dunglas Home
Médium: Cenira Pereira, em 10-02-2020.
Deixe uma Resposta