MÃE TERRA

Quando se lê um título com o nome “Mãe Terra” logo vem ao pensamento à ideia de que se trata de um artigo ecológico.

Não, não vou escrever sobre ecologia, porém deixo aqui consignado que considero de grande valia os estudos e as manifestações em prol da ecologia.

O nosso artigo vai dispor de elementos para vislumbrarmos no planeta Terra, algo além do aspecto ecológico ou político.

O planeta está passando por um momento de adequação, quer seja a nível material, como também a nível conceitual e cultural.

Cremos que não é só o planeta que está em etapa de mudança, de rever aquilo que não é contumaz em bom proceder.

No entanto, pode ser este o momento literalmente propício para que consigamos avaliar a própria situação da Terra.

A Terra em sua complexidade e diversidade tem possibilidades inenarráveis, em todos os aspectos.

Ela tem clima variado, ela tem solo fértil em sua maioria, ela tem fontes de água pura, ela tem quesitos que podem ser aproveitados e outros que podem ser trabalhados pelo homem a fim de torná-los adequados ao viver e as possibilidades de produzir.

Certamente, podes estar a pensar que estamos aqui discorrendo sobre o que é bom e esquecendo que há condições de franca preocupação para o convívio com a natureza, como: Os fenômenos naturais e o clima perverso que, ás vezes, traz graves dificuldades e, até mesmo, é agressivo, levando ao caos cidades, com consequências dolorosas para as populações.

Reconhecemos esses fatores, mas cremos que ao homem foi dada a inteligência, e ele é capaz de contornar as duras intempéries que assolam a Terra de quando em quando.

O Homem se não fosse predador, se não fechasse os olhos para as agressões que destila sobre o planeta, e se além de prejudicar a natureza em si, usasse a sua inteligência e agisse com boa índole, teria a algum tempo intervindo nas consequências dos fenômenos naturais, já que não pode atuar nos fenômenos em si, pode com certeza minimizar os danos causados as pessoas e os prejuízos materiais.

Cremos que o que é fenômeno natural, como: os vulcões, os terremotos, os tsunamis, os vendavais, etc… Não há possibilidade de impedir ou controlar tais fenômenos; mas é plenamente lógico que o homem pode atuar de modo contundente para não sofrer com os fenômenos naturais de cunho agressivo. 

Assim, fica patente que a interação do homem com a natureza poderá originar benefícios e fortalecer o encontro entre as pessoas.

Abraços do amigo, D. D. Home.

Espírito: Daniel Dunglas Home.

Médium: Cenira Pereira, em 28-06-2020.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.