Tendências (parte I)

Caros amigos, todos nós temos tendências que, embora na maioria das vezes não as percebamos, fazem parte de nossas atitudes, de nossas ações e também de nossas escolhas.

As tendências são passíveis de observação quando há a propensão para a autocrítica. É coloquial que percebamos que somos de algum modo, mais afetos a determinados posicionamentos.

Todavia, há que se ter em mente que, embora as tendências façam parte da nossa personalidade, não podemos descuidar de observá-las, porque nem sempre é clara a análise que fazemos quando estamos dominados por tendências. É salutar que as nossas opiniões e posicionamentos tenham um panorama real, e que possamos observar o que nos cerca com o olhar límpido, com o olhar liberto de estereótipos ou de inclinação para determinadas atitudes que não são concernentes com a realidade dos fatos, mas que se apresentam camuflados pelas predisposições a que somos impelidos por pensamentos pré-estabelecidos.

Embora haja manancial de influências em nosso proceder que é enraizado em nossa personalidade e influenciam sobremaneira o nosso viver, devemos ter consciência do que nos acomete, devemos ser aptos a distinguir o que nos aprisiona impedindo que tenhamos uma visão límpida da vida.

Tendências devem ser observadas e analisadas para que as tenhamos sob controle, de maneira que sejamos livres libertos, e jamais sermos reféns de qualquer conceito pré-estabelecido.

Nós cremos que a liberdade, que a visão límpida seja importante para que tenhamos aptidão e nos coloquemos de modo cônscio com a realidade sem interferência de conceitos pré-estabelecidos, retrógrados ou, até mesmo, preconceituosos.

Assim, caros amigos, vamos perceber até que ponto as nossas tendências estão dominando o nosso viver. E, com certeza, devemos ter o domínio delas, e não elas de nós.

Sempre temos que ter como base o autoconhecimento, a autocrítica que nos faz ter o controle e a percepção do nosso caminhar.

Abraços do amigo, D. D. Home.

 

Espírito: Daniel Dunglas Home

Por: Cenira Pereira, em 06-04-2021.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.