Dogmático
O viver insulado por dogmas é o que acontece em inúmeras religiões, é a valoração do culto exterior em detrimento do autoconhecimento e da atenção para os Postulados que Jesus nos deixou para que possamos ter orientação, e através desses ensinamentos direcionarmos o nosso querer para a obtenção do verdadeiro progresso e emancipação espiritual.
Não cabe aos dirigentes das Casas Espíritas terem o domínio dos que as frequentam, até porque não lhes é outorgado esse poder. Cabe sim, que direcionem os trabalhos para oportunizar que as pessoas ali acolhidas tenham perspectiva de através do convívio e dos estudos sentirem-se amparadas pelas Forças Sublimes; que o seu proceder seja cada vez mais sublimado por ilibadas ações fraternas; que o despertar para o vislumbre de uma vida cônscia de ascensão espiritual depende de cada um; que não há evolução espiritual sem a assunção de que a cada dia estamos trilhando o caminho que pode nos levar a Bem-aventurança.
Ser fiel, agir corretamente em função de dogmas não é saber o que é o encontro com o Divino. Há que se valorar a essência e não a forma. Há que se ter humildade e perceber que o orgulho e a prepotência são figuras meramente ilusórias e não terão qualquer função ou ação em comunhão com os verdadeiros progressos que podem advir.
Corajoso é aquele que vê com clareza que as frivolidades estão aquém da união fraterna e em total discordância do que traz harmonia e paz.
Desejar ter saúde é comum a todos, porém a saúde está implícita aos relacionamentos que construímos. A saúde mental induz a saúde física, sendo assim, há que se ter sintonia benfazeja de modo que haja eflúvios saudáveis que possa envolver e proteger a pessoa das emanações negativas. Alicerçando o bem através de pensamentos positivos e íntegro proceder com as Forças do Bem haverá a saúde mental, que é fator indispensável à saúde física.
Coragem! Não se deixem enganar pelo ego que coloca os dogmas como fator primordial para o encontro com o Divino. O encontro com o Divino é sublime e só é alcançado pelo coração, pelo amor incondicional, pela fraternidade, enfim… pelo sublime que habita cada coração.
Força, coragem, amar verdadeiramente é ação que dignifica e eleva o padrão espiritual.
Abraços do amigo, D. D. Home.
Espírito: Daniel Dunglas Home
Por: Cenira Pereira, em 11-08-2021.
Deixe uma Resposta